sábado, 29 de maio de 2010

EXERCÍCIOS DE FÍSICA II 06/2010

LISTA DE EXERCÍCIOS – 2ª. SÉRIES – QUANTIDADE DE CALOR


1. Um corpo de cobre com massa 200 g, à temperatura de 340 K, é colocado sobre um bloco degelo a 0 ºC. Desprezando as perdas de calor, determine a massa de gelo que será fundida.

2. Um atleta envolve sua perna com uma bolsa de água quente, contendo 200 g de água, à temperatura inicial de 90 ºC. Após 4 horas, ele observa que a temperatura da água é de 52 ºC. A perda média de energia da água por unidade de tempo é:

3. Sabendo que uma caixa de fósforos tem em média 40 palitos, e que cada um desses palitos, após sua queima total, libera cerca de 85 cal, para fundir totalmente um cubo de gelo de 40 g , inicialmente a -7,5 ºC, sob pressão normal, só com a queima de palitos de fósforo, devemos utilizar um mínimo de:

4. Uma pessoa recolhe 500 g de água da torneira, à temperatura de 25 ºC, colocando-a em contato com uma chama, até que sua temperatura atinja 65 ºC. Responda:
a-) Qual a quantidade de calor cedida à água pela chama?
b-) Deixando esta massa de água a 65 ºC se refrigerar em um refrigerador, até atingir 2 ºC, qual a quantidade de calor liberado por ela?

5. Num dia de calor, em que a temperatura ambiente era de 30 ºC, Manoel pegou um copo com volume de 200 cm3 de refrigerante à temperatura ambiente e mergulhou nele dois cubos de gelo de massa 15 g cada um. Se o gelo estava à temperatura de -5 ºC e derreteu por completo, e supondo que o refrigerante tem o mesmo calor específico que a água, a temperatura final da bebida de Manoel ficou sendo aproximadamente de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário