sábado, 14 de fevereiro de 2009

CAIXA PRETA

“A Física deve apresentar-se, portanto, como um conjunto de competências específicas que permitam perceber e lidar com os fenômenos naturais e tecnológicos, presentes tanto no cotidiano mais imediato quanto na compreensão do universo distante, a partir de princípios, leis e modelos por ela construídos.”

“Nem sempre se estabelecem fronteiras nítidas entre as disciplinas. A Química que surgiu há alguns séculos, apresenta interesses comuns com a Física, como a constituição atômica da matéria, e outros em comum com a Biologia, como processos bioquímicos e os estudo das substâncias orgânicas. Todas as Ciências da Natureza fazem uso de instrumentos matemáticos em seus procedimentos de quantificação, análise e modelagem.” Pietrocola, Maurício .

Material: UMA CAIXA PRETA

Os alunos devem propor um modelo que explique o que existe dentro da caixa preta, bem como as justificativas para esse modelo

Você consegue enxergar o que tem dentro da caixa preta?
Como pode descrever o que há lá dentro? Que recursos utilizará para elaborar um modelo para essa caixa?

Para essa discussão responda asseguintes questões:

- O que você entende por modelo? Para que servem os modelos?
- Qual a importância dos modelos para as Ciências e mais especificamente para física?
- Como os físicos constroem seus modelos? Em que se baseiam e o que utilizam para tanto?
- Os modelos nas ciências são absolutos? Eles sofrem modificações? Por quê?

Exemplos:

modelo atômico

modelo de calor


Competências gerais

- Representar.
- Comunicar-se.
- Conviver.
- Investigar e intervir em situações reais.


Habilidades gerais e específicas

- Realizar observações.
- Registrar observações.
- Descrever situações.
- Argumentar.
- Trabalhar em grupo.
- Formular questões.
- Estabelecer relações.
- Fazer e verificar hipóteses.
- Diagnosticar e enfrentar problemas, individualmente ou em equipe.
- Analisar o papel da ciência e da tecnologia no presente e ao longo da História.