AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - FÍSICA -1ª SÉRIE
1. “Durante muito tempo utilizaram-se sombras para marcar as horas do dia. Pelo tamanho e principalmente pela posição da sombra no chão, é possível sabermos a posição do Sol no céu, e, portanto, as horas. Esse é o princípio do relógio de Sol”. O movimento aparente do Sol durante o dia, no céu pode ser explicado:
a) pelo movimento da Lua ao redor da Terra.
b) pela rotação da Terra em torno de seu eixo.
c) pela rotação do Sol em torno de seu eixo.
d )pelo movimento da Terra ao redor do Sol.
2. O que é horário de verão e porque ele é usado no Brasil?
3. A eletricidade que chega às nossas casas pode ser gerada de diferentes formas, a partir do processo de transformação de energia. Faça a associação correta entre a usina geradora de eletricidade e o processo de transformação que ocorre nela.
(a) Usina hidrelétrica. ( ) Luminosa em elétrica.
(b) Usina termelétrica. ( ) Mecânica (movimento de água) em elétrica.
(c) Gerador eólico. ( ) Térmica (calor) em elétrica.
(d) Gerador Solar fotovoltaico. ( ) Mecânica (vento) em elétrica.
4. O que é necessário para vermos um objeto? Qual o caminho da luz?
5. Um aparelho de rádio não consegue captar as ondas enviadas pelas emissoras de TV ou pelas antenas de telefonia celular porque essas ondas apresentam diferentes:
a) velocidades b) intensidade c) volumes d) frequências e) cores.
AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA - FÍSICA -2ª SÉRIES
1. Sabemos que diversos artefatos podem ser mantidos em órbita da Terra em movimento continuo, a altíssimas velocidades, por longos períodos. Isto não exigiria o consumo de muita energia? Explique:
2. Aqui na Terra, jogar algo leve, como o livro Guia do mochileiro das galáxias, para alguém no andar de cima ou no telhado é uma tarefa relativamente simples. Jogar objetos na Lua seria:
a) Impossível, em razão da ausência de gravidade.
b) Um pouco mais difícil, pois o peso seria seis vezes menor, mas a massa seria seis vezes maior.
c) Igualmente fácil, pois a massa não se altera, havendo apenas uma redução de 1/6 no peso.
d) Um pouco mais fácil, porque o objeto seria aparentemente 6% mais leve.
e) Muito mais fácil, pois mesmo lançando com a mesma velocidade, atingiria uma altura seis vezes maior.
3. A maior velocidade atingida até hoje por uma espaçonave tripulada foi de 40.000 km/h, pela Apolo 11, eu levou os primeiros astronautas à Lua. Imagine que fosse possível construir um veículo dez vezes mais rápido que caminhasse em linha reta com velocidade constante. Quanto tempo este veículo levaria para ir do Sol até Plutão? E do Sol até alfa do Centauro? DADOS:
v = d / Δt Plutão => dP = 5,9 X 109 km Alfa do Centauro => dα = 4,4 anos-luz 1 ano-luz vale 9,46 X 1012 km dα = 41,62 X 1012km
4. Dois blocos A e B, com massa A = 15 kg e B = 30 kg, são colocados sobre uma superfície plana horizontal quase sem atrito, e são ligados por um fio inextensível e com massa desprezível. O bloco B é puxado para a direita por uma força horizontal F com módulo igual a 90 N.
Nessa situação, o módulo da aceleração horizontal do sistema e o módulo da força tensora no fio valem respectivamente:
a) 2 m/s2 e 30 N b) 2 m/s2 e 20 N c) 3 m/s2 e 5 N d) 3 m/s2 e 10 N e) 2 m/s2 e 10 N
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