sábado, 27 de fevereiro de 2010

AULA DE ELETRICIDADE PARA 3ª SÉRIES

PRINCIPAIS GRANDEZAS ELÉTRICAS

Tensão elétrica ou voltagem ( U )

Os aparelhos elétricos que são ligados na tomada ou à rede elétrica da residência trazem escrito os valores de 110V ou 220V. Alguns aparelhos como os rádios, por exemplo, permitem que se ajuste o aparelho à tensão da rede elétrica da residência da cidade onde você mora e que pode ser 110V ou 220V. Outros aparelhos como a geladeira, a máquina de lavar, o ferro de passar roupa, o liquidificador,..., não tem tal botão que permite o ajuste da tensão. Eles funcionam ou na tensão 110V ou na 220V. No caso de um desses aparelhos ser ligado numa tensão maior que a especificada pelo fabricante, ele queima quase que imediatamente. Se ele for ligado a uma tensão menor que a especificada, ou o aparelho não funciona ou funciona precariamente.

Potência ( P )

A potência é a grandeza elétrica que indica o consumo de energia elétrica do aparelho em cada unidade de tempo de seu funcionamento. Por exemplo, se uma lâmpada tem potência de 100 watt, significa que em cada segundo de funcionamento ela consome 100 joules de energia elétrica. A maioria dos aparelhos elétricos tem apenas um valor de potência, mas existem alguns que trazem escrito mais de um valor como por exemplo o chuveiro elétrico. Nesse caso, ele tem geralmente um valor para a posição verão e outro para o inverno. No verão, onde a água é menos aquecida, o valor é menor. No inverno, onde a água é mais aquecida, o valor da potência é maior e, consequentemente, o consumo da energia elétrica é também maior.

Corrente elétrica ( i )

A maioria dos aparelhos elétricos não traz essa informação especificada. Ela, entretanto, está presente em todos os aparelhos elétricos quando eles estão em funcionamento. A corrente elétrica é uma grandeza cujo valor depende da potência do aparelho e também da tensão em que ele é colocado para funcionar. Por exemplo, uma lâmpada de 100 watt feita para funcionar na tensão 110 volts, quando ligada requer maior corrente elétrica que uma de potência de 60 watt e de mesma tensão. É por essa razão que a lâmpada de 100 watt apresenta luminosidade maior que a de 60 watt.

Existem dois tipos de corrente elétrica: a corrente contínua que é fornecida por pilhas e baterias e a corrente alternada que é aquela fornecida pelas usinas para as casas, indústrias, etc.

A corrente contínua tem valor que não se altera para um mesmo aparelho e tem como símbolo nos folhetos ou mesmo nas chapinhas dos aparelhos as letras "CC" ou "DC".

A corrente alternada tem um valor que varia dentro de um intervalo durante o funcionamento de um mesmo aparelho elétrico. Ela tem como símbolos as letras "CA" ou "AC" ou mesmo o sinal ~ .

Freqüência (f )

Embora a freqüência seja uma grandeza que comparece na maioria dos aparelhos elétricos nos valores 50/60 e na unidade hertz (Hz) ela não é usada somente na eletricidade.

Nesse caso, ela se refere a uma característica da corrente elétrica alternada obtida com as usinas geradoras de eletricidade. No Brasil, a freqüência da corrente alternada é de 60 hertz, ou seja, 60 ciclos por segundos. Há países como Portugal e o Paraguai onde a freqüência é de 50 hertz.


Por que as unidades de medida dessas grandezas tem nomes tão diferentes das que você estudou até hoje?
Volt, Watt, Ampère e Hertz. Essas palavras são sobrenomes de cientistas que tiveram uma contribuição importante no conhecimento dos fenômenos da eletricidade. Veja na tabela a seguir algumas informações sobre de onde elas surgiram:


unidade grandeza homenageado nacionalidade época em que viveu
volt tensão elétrica Alessandro Volta italiano 1745 - 1827

watt potência James P. Watt inglês 1818 - 1889

ampère corrente elétrica André M. Ampère francês 1775 - 1836

hertz freqüência Heirinch R. Hertz alemão 1857 - 1894

EXERCÍCIOS

1. Em um secador de cabelo as informações fornecidas pelo fabricante são: (110V; 50-60Hz; 100W). Esse aparelho quando ligado durante 10 minutos "gasta" mais energia que:
I - Uma lâmpada 110V-60W
II - Uma lâmpada de 220V-100W
III - Uma lâmpada de 110V-150W
Ligadas também durante 10 minutos cada uma

2) Para secar o cabelo, uma jovem dispõe de dois secadores elétricos: um de 1200W-110V e outro de 700W-110V. Discuta as vantagem em se utilizar um e outro valor?

3. Uma lâmpada com inscrição (110V-100W) brilha mais ou menos que uma outra de (220V-60W)? A que se refere os números e letras impressos nessas lâmpadas?

4) Um chuveiro de 2 800W/220V é usado 30 horas por mês, enquanto um aquecedor de 1 200W/110V é usado 50 horas no mesmo período. Qual dos dois consome mais energia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário