domingo, 31 de maio de 2009

LISTA DE EXERCÍCIOS 3ª 2º bi

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. Uma pessoa verifica que o chuveiro elétrico de sua residência não está aquecendo suficientemente a água. Sabendo-se que a tensão UAB aplicada ao chuveiro é constante e lembrando-se a relação P=U*i , responda:
a) Para aumentar a potência do chuveiro, a corrente que passa através dele deve ser aumentada ou diminuída?
b) Então, para que haja maior aquecimento da água, a pessoa deverá aumentar ou diminuir a resistência do chuveiro?
c) Assim, quando a chave de um chuveiro é deslocada da indicação inverno para verão, estamos aumentando ou diminuindo sua resistência?

2. O proprietário da cantina verificou que os alimentos colocados no interior de uma estufa elétrica não eram suficientemente aquecidos. Para aumentar a temperatura desta estufa, ele poderá fazer varias modificações na resistência que a aquece. Entre as opções seguintes, assinale aquela que não o levará a obter o resultado desejado:
a) Cortar um pedaço da resistência;
b) Ligar outra resistência em paralelo com a primeira;
c) Ligar outra resistência em série com a primeira;
d) Substituir a resistência por outra de mesmo comprimento e mesma secção, feita com um material de menor resistividade;
e) Substituir a resistência por outra de mesmo material e mesmo comprimento e de maior área de secção reta;

3. A potência dissipada em uma resistência R, percorrida por uma corrente i, é dada por P=R*i2 (Efeito Joule). Suponha que o valor de R seja variável e que a ddp UAB aplicada a ela seja mantida constante. Se o valor e R for aumentado, podemos concluir corretamente que:
a) A potência aumentará, porque P é diretamente proporcional a R;
b) A corrente i diminuirá, porque UAB permanece constante;
c) O valor de P permanecerá constante, porque o aumento de R é compensado pela diminuição de i;
d) O valor da potência diminuirá, porque a influência da diminuição de i sobre P é maior do que a influência do aumento de R;
e) O valor de P aumentará, porque i permanece constante.


4. No caso de um chuveiro ligado à rede de distribuição de energia elétrica:
a) diminuindo-se o comprimento do resistor, reduz-se a potência consumida.
b) aumentando-se o comprimento do resistor e conservando-se constante a vazão de água, a sua temperatura aumenta.
c) para conservar a temperatura da água, quando se aumenta a vazão, deve-se diminuir o comprimento do resistor do chuveiro.
d) a potência consumida independe da resistência elétrica do chuveiro.
e) nenhuma das anteriores




5. Uma pessoa demora cerca de 10 minutos para tomar o seu banho diário. Se o chuveiro da pessoa tem potencia de 4400 W, qual é o consumo de energia elétrica mensal dessa pessoa? Considere o mês de 30 dias e R$ 0,2978 o kWh.

6. Podemos estimar o consumo de energia elétrica de uma casa considerando as principais fontes desse consumo. Pense na situação em que apenas os aparelhos que constam da tabela abaixo fossem utilizados diariamente da mesma forma. A tabela fornece a potência e o tempo efetivo de uso diário de cada aparelho doméstico.
Aparelho Potencia (KW) Tempo de uso Diário (horas)
Ar-condicionado 1,5 8
Chuveiro elétrico 3,3 1/3
Freezer 0,2 10
Geladeira 0,35 10
Lâmpadas 0,10 6

Supondo que o mês tenha 30 dias e que o custo de 1 kWh é de R$ 0,37, o consumo de energia elétrica mensal dessa casa é de aproximadamente?

7. Um chuveiro elétrico, cuja resistência elétrica é de 20 Ω, foi fabricado para ser usado em tensão de 127 V. Para obter um chuveiro com a mesma potência, numa rede de 220 v, devemos usar uma resistência de:

8. A conta de luz de uma residência apresenta os seguintes dados:

Leitura Leitura Consumo Importância
anterior atual (kWh) a pagar
8283 8335 52 260,00

Considerando estes dados, quanto custaria a iluminação de uma casa, na qual 10 lâmpadas de 60 W, 120 V permanecem acesas 4 h por dia, durante 30 dias?

9. Suponha que você tenha duas pilhas, um amperímetro, um voltímetro e uma resistência desconhecida R.
a) Faça um desenho mostrando como você ligaria estes elementos de modo a obter dados que lhe permitam determinar o valor de R;
b) Ligando-se corretamente os elementos, se a leitura do voltímetro fosse 2,9 V e a do amperímetro 0,15 A, qual seria o valor de R?

10. No circuito elétrico ao lado, a fonte é uma bateria de tensão U = 12 V, V representa um voltímetro e A um amperímetro. Considerando-se desprezíveis as resistências dos fios de ligação, é correto afirmar que:
a) a intensidade de corrente no amperímetro será de 12 mA, quando o amperímetro e o voltímetro forem ideais.
b) a leitura no voltímetro será de 6 V, qualquer que seja sua resistência interna.
c) a leitura no voltímetro será de 4,8V quando sua resistência interna for de 1000  e a resistência interna do amperímetro nula.
d) a leitura no amperímetro será de 10 mA quando sua resistência interna for de 200  e a resistência interna do voltímetro infinita.
e) quanto maior e menor forem, respectivamente, as resistências internas do voltímetro e do amperímetro, em comparação às resistências existentes no circuito, mais eles se aproximam de aparelhos ideais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário