segunda-feira, 6 de abril de 2009

LISTA DE EXERCÍCIOS 2ª 1º

LISTA DE EXERCÍCIOS


1. Mediu-se a temperatura de um corpo, utilizando-se dois termômetros, um calibrado na escala Celsius e outro calibrado na escala Fahrenheit. Para surpresa nossa, verificou-se que os dois termômetros marcavam numericamente a mesma temperatura, após a medida. Qual o valor dessa temperatura?


2. Uma placa metálica de dimensões 100 cm x 200 cm tem no centro um furo, cujo diâmetro é 10,00 cm, quando a placa se encontra à temperatura de 120 °C. O coeficiente de dilatação linear do metal da placa é . Quando a temperatura for 720 °C, a área do furo será de:



3. Sêmem bovino para inseminação artificial é conservado em nitrogênio líquido que, à pressão normal, tem temperatura de 98 K. Calcule essa temperatura em:
a) graus Celsius (ºC);
b) graus Fahrenheit (ºF).


4. À temperatura de 0 ºC, uma barra metálica A (a=0,000020 1/ºC ) tem comprimento de 50,5 mm, e outra barra metálica B ( a=0,00005 1/ºC) tem comprimento 50,2 mm. Aquecendo-se essas barras, elas apresentarão o mesmo comprimento à temperatura de:


5. Os pontos de fusão do gelo e de ebulição da água na escala Fahrenheit são, respectivamente, 32 ºF e 212 ºF. Um termômetro A, graduado na escala Fahrenheit, e outro B, graduado na escala Celsius, são colocados simultaneamente em um frasco contendo água quente. Verifica-se que o termômetro A apresenta uma leitura que supera em 4 unidades a leitura do termômetro B. podemos afirmar que a temperatura da água no frasco é de quantos Kelvins?

Nenhum comentário:

Postar um comentário