terça-feira, 15 de setembro de 2009

QUESTÕES PARA O SIMULADO DE FÍSICA 3º ANOS

www.coladaweb.com/questoes/fisica/fodcamag.htm

01. Um fio longo e retilíneo é percorrido por uma corrente elétrica constante I e o vetor indução magnética em um ponto próximo ao fio tem módulo B. Se o mesmo fio for percorrido por uma corrente elétrica constante igual a 3I, o valor do módulo do vetor indução magnética, no mesmo ponto próximo ao fio, será:
a) B/3
b) B
c) 2B
d) 3B
e) 6B
REPOSTA (d)

02. A figura abaixo representa um condutor retilíneo, percorrido por uma corrente I, conforme a convenção indicada. O sentido do campo magnético no ponto P, localizado no plano da figura, é:
a) contrário ao da corrente;
b) saindo perpendicularmente da página;
c) entrando perpendicularmente na página;
d) para sua esquerda, no plano do papel;
e) para sua direita, no plano do papel.
RESPOSTA (c)

3. Uma espira circular é percorrida por uma corrente elétrica contínua, de intensidade constante. Quais são as características do vetor campo magnético no centro da espira?
a) É constante e perpendicular ao plano da espira.
b) É constante e paralelo ao plano da espira.
c) No centro da espira é nulo.
d) É variável e perpendicular ao plano da espira.
e) É variável e paralelo ao plano da espira.
RESPOSTA (a)

4. Nos pontos internos de um longo solenóide percorrido por corrente elétrica contínua, as linhas de indução do campo magnético são:
a) radiais com origem no eixo do solenóide;
b) circunferências concêntricas;
c) retas paralelas ao eixo do solenóide;
d) hélices cilíndricas;
e) não há linhas de indução pois o campo magnético é nulo no interior do solenóide.
RESPOSTA (c)

5. As espiras adjacentes de um solenóide no qual circula uma corrente elétrica:
a) repelem-se mutuamente;
b) atraem-se mutuamente;
c) não exercem nenhuma ação mútua;
d) possuem uma tensão induzida;
e) n.d.a
RESPOSTA (b)

6. Dois fios longos e paralelos, colocados a uma pequena distância um do outro, são percorridos por correntes de intensidade i1 e i2. Nestas condições, pode-se afirmar que:
a) A força magnética induzida será de atração se as correntes tiverem o mesmo sentido e de repulsão se tiverem sentidos opostos.
b) A força magnética induzida será sempre de atração.
c) A força magnética induzida será sempre de repulsão.
d) Não aparece força alguma entre os condutores desde que as correntes tenham a mesma intensidade e o mesmo sentido.
e) Não aparece força alguma entre os condutores desde que as correntes tenham a mesma intensidade e o mesmo sentido.
RESPOSTA (a)

7. Dois fios retilíneos, percorridos por uma corrente i, de mesma intensidade e sentido em ambos os fios, são dispostos paralelamente entre si. Considere as proposições:
I. A força magnética que estabeleceu entre eles tende a aproximá-los.
II. Uma carga elétrica pontual, lançada ao longo do plano médio perpendicular ao plano dos fios, não é desviada de sua trajetória qualquer que seja sua localização no plano.
III. Os fios tendem a girar um em volta do outro.
É (são) verdadeira(s) a(s) proposição(ões):
a) I e II
b) II e III
c) Apenas I
d) Apenas II
e) Apenas III
RESPOSTA (c)

8. Dois condutores retilíneos muito longos e paralelos são percorridos por correntes de mesma intensidade. Podemos afirmar que:
a) só existem pontos onde o campo magnético resultante é nulo, se as correntes tiverem sentidos opostos;
b) só existem pontos onde o campo magnético resultante é nulo, se as correntes tiverem o mesmo sentido;
c) existem pontos onde o campo magnético resultante é nulo qualquer que sejam os sentidos das correntes;
d) não existem pontos onde o campo magnético resultante é nulo quaisquer que sejam o sentido das correntes;
e) n.d.a
RESPOSTA (b)

9. Em uma fábrica existe um condutor reto e horizontal fixo ao teto, no meridiano local. Por baixo do condutor situa-se uma mesa, na qual repousa uma bússola comum. O condutor é percorrido por corrente elétrica dirigida de sul para norte. A corrente gera um campo que age sobre a agulha da bússola.
a) O campo, devido à corrente, exerce na bússola força dirigida de sul para norte.
b) O campo, devido à corrente, exerce na bússola força dirigida de norte para sul.
c) O pólo norte da bússola desvia-se para leste.
d) O pólo norte da bússola desvia-se para oeste.
e) n.d.a.
RESPOSTA (d)

10. Analise cada uma das seguintes afirmações, sobre gravitação, eletricidade e magnetismo, e indique se é verdadeira (V) ou falsa (F).
I – Sabe-se que existem dois tipos de carga elétrica e dois tipos de pólos magnéticos, mas não se conhece a existência de dois tipos de massa gravitacional.
II – Um ímã pode ser magnetizado pelo atrito com um pano, como se faz para eletrizar um corpo.
III – Um ímã permanente pode ser "descarregado" de seu magnetismo por um leve toque com a mão, assim como se descarrega um corpo eletrizado de sua carga elétrica.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta de indicações, de cima para baixo.
a) F – V – V
b) F – V – F
c) v – f – f
d) F – F – V
e) V – V – F
RESPOSTA (c)

11. Três esferas metálicas iguais, A, B e C, estão apoiadas em suportes isolantes, tendo a esfera A carga elétrica negativa. Próximas a ela, as esferas B e C estão em contato entre si, sendo que C está ligada à terra por um fio condutor, como na figura. A partir dessa configuração, o fio é retirado e, em seguida, a esfera A é levada para muito longe. Finalmente, as esferas B e C são afastadas uma da outra. Após esses procedimentos, as cargas das três esferas satisfazem as relações
a) QA <0>0 QC >0
b) QA < 0 QB =0 QC = 0
c) QA = 0 QB< 0 QC<0
d)QA > 0 QB > 0 QC = 0
e) QA > 0 QB <0> 0
RESPOSTA (a)

12. Um fio retilíneo e muito longo, percorrido por uma corrente elétrica constante, é colocado perpendicularmente ao plano da página no ponto P. Se o campo magnético da Terra é desprezível em relação ao produzido por essa corrente, qual o número que indica corretamente o alinhamento da agulha magnética?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

13. Considere um bastão de PVC carregado com um excesso de cargas positivas e três esferas metálicas condutoras neutras e eletricamente isoladas do ambiente. Elas são postas em contato, lado a lado, alinhadas. O bastão carregado é aproximado de uma das esferas das extremidades, de maneira a estar posicionado na mesma linha, mas não a toca, conforme esquematicamente mostrado na Figura A. A seguir, a esfera do centro é afastada das outras duas e só após o bastão é afastado, como mostrado na Figura B.
Após afastar o bastão e com as esferas em equilíbrio eletrostático:
a) a esfera 1 ficou com um excesso de cargas positivas, a esfera 2 ficou neutra e a esfera 3 ficou com um excesso de cargas negativas.
b) a esfera 1 ficou com um excesso de cargas negativas e as esferas 2 e 3 ficaram, cada uma, com um excesso de cargas positivas.
c) a esfera 1 ficou com um excesso de cargas positivas e as esferas 2 e 3 ficaram, cada uma, com um excesso de cargas negativas.
d) a esfera 1 ficou com um excesso de cargas negativas e cada uma das esferas 2 e 3 ficou neutra. e) a esfera 1 ficou com um excesso de cargas negativas, a esfera 2 ficou neutra e a esfera 3 ficou com um excesso de cargas positivas.
Figura A Figura B

14. Um ímã, em forma de barra, de polaridade N (norte) e S (sul), é fixado numa mesa horizontal. Um outro ímã semelhante, de polaridade desconhecida, indicada por A e T, quando colocado na posição mostrada na figura 1, é repelido para a direita. Quebra-se esse ímã ao meio e, utilizando as duas metades, fazem-se quatro experiências, representadas nas figuras I, II, III e IV, em que as metades são colocadas, uma de cada vez, nas proximidades do ímã fixo. Indicando por “nada” a ausência de atração ou repulsão da parte testada, os resultados das quatro experiências são, respectivamente:
I II III IV
a) repulsão atração repulsão atração
b) repulsão repulsão repulsão repulsão
c) repulsão repulsão atração atração
d) repulsão nada nada atração
e) atração nada nada repulsão

15. Um ímã, preso a um carrinho, desloca-se com velocidade constante ao longo de um trilho horizontal. Envolvendo o trilho há uma espira metálica, como mostra a figura. Pode-se afirmar que, na espira, a corrente elétrica
a) é sempre nula
b) existe somente quando o ímã se aproxima da espira
c) existe somente quando o ímã está dentro da espira
d) existe somente quando o ímã se afasta da espira
e) existe quando o ímã se aproxima ou se afasta da espira

16. Quatro ímãs iguais em forma de barra, com as polaridades indicadas, estão apoiados sobre uma mesa horizontal, como na figura, vistos de cima. Uma pequena bússola é também colocada na mesa, no ponto central P, eqüidistante dos ímãs, indicando a direção e o sentido do campo magnético dos ímãs em P. Não levando em conta o efeito do campo magnético terrestre, a figura que melhor representa a orientação da agulha da bússola é

17. Sobre uma mesa plana e horizontal, é colocado um ímã em forma de barra, representado na figura, visto de cima, juntamente com algumas linhas de seu campo magnético. Uma pequena bússola é deslocada, lentamente, sobre a mesa, a partir do ponto P, realizando uma volta circular completa em torno do ímã.
Ao final desse movimento, a agulha da bússola terá completado, em torno de seu próprio eixo, um número de voltas igual a:
a) 1/4 de volta.
b) 1/2 de volta.
c) 1 volta completa.
d) 2 voltas completas.
e) 4 voltas completas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário