domingo, 17 de maio de 2009

MEDIDORES ELÉTRICOS

Medidores de Tensão, Corrente e Resistência

Os aparelhos que medem tensão, corrente e resistência são, respectivamente, o amperímetro, o voltímetro e o ohmímetro. É possível encontrar esses aparelhos contido em um só, chamado multímetro


Medir corrente. I:
Um amperímetro mede a corrente IA que o atravessa. Para fazê-lo medir a corrente IR que atravessa o resistor é necessário conectá-lo em série com o resistor, de forma que IA = IR. A introdução do amperímetro em série com o resistor aumenta a resistência total, alterando a tensão e a corrente no resistor. Se RA<< R esse efeito será desprezível, portanto é desejável que um amperímetro tenha resistência tão pequena quanto possível.

Medir tensão U:
Um voltímetro mede a tensão ou diferença de potencial UV entre seus terminais. Para fazê-lo medir a diferença de potencial UR entre os terminais do resistor é necessário conectá-lo em paralelo com o resistor, de forma que UV=UR. A introdução do voltímetro em paralelo com o resistor diminui a resistência total, alterando a tensão e a corrente no resistor. Se RV>>R esse efeito será desprezível, portanto é desejável que um voltímetro tenha resistência tão grande quanto possível.

Medir resistência R:
Um ohmímetro mede a resistência de um resistor aplicando uma diferença de potencial sobre o resistor e medindo a corrente que o percorre. O resistor precisa ser desconectado do circuito ao qual está ligado para ter sua resistência medida por um ohmímetro. A resistência também pode ser determinada através das medidas da tensão e da corrente no resistor, calculando-se a razão entre as duas medidas.

ATIVIDADE EXPERIMENTAL

Medindo a resistência de fios:
Fios AWG, fios de cobre, arame, níquel-cromo, resistores de chuveiro, etc.

Primeira experiência

Para esta experiência vamos precisar de uma extensão 127/220V, três lâmpadas de 7 W/127V, uma lâmpada de 7 W/220V 1 voltímetro, 1 amperímetro e fios de ligação.
1º.) Monte o circuito com uma lâmpada, o voltímetro e o amperímetro e, meça a tensão e a corrente do circuito.
2º.) Monte o circuito anterior acrescentando uma lâmpada em série e repita as medições.
3º.) Monte o circuito com três lâmpadas em série e repita as medições
4º.) Monte o circuito anterior trocando uma das lâmpadas pela lâmpada de 7 W/220V

Segunda experiência

Para esta experiência vamos precisar de uma extensão 127/220V, três lâmpadas de 7 W/127V, uma lâmpadas de 7 W/220V, 1 voltímetro, 1 amperímetro e fios de ligação.
1º.) Monte o circuito com uma lâmpada, o voltímetro e o amperímetro e, meça a tensão e a corrente do circuito.
2º.) Monte o circuito anterior acrescentando uma lâmpada em paralelo e repita as medições.
3º.) Monte o circuito com três lâmpadas em paralelo e repita as medições

Terceira experiência

Para esta experiência vamos precisar de uma extensão 127/220V, três lâmpadas de 7 W/127V, uma lâmpadas de 7 W/220V, 1 voltímetro, 1 amperímetro e fios de ligação.
1º.) Monte o circuito com três lâmpada de forma mista, o voltímetro e o amperímetro e, meça a tensão e a corrente do circuito.
2º.) Monte o circuito anterior trocando a lâmpada em série pela de 220V e repita as medições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário